fbpx
SINDICALSOCIAL

Dezembro Vermelho conscientiza sobre DSTs

A chegada do mês de dezembro já nos remete, naturalmente, a cor vermelha, seja pela roupa do Papai Noel, pelos adereços natalinos ou pelos laços que envolvem os embrulhos de presente. No entanto, a coloração tem por trás da sua intensidade uma luta ainda maior: a conscientização à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, com destaque para o vírus HIV e Aids. Durante os próximos 30 dias, os prédios públicos recebem iluminação avermelhada para chamar a atenção de toda a população.

O objetivo principal da ação é alertar para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. Este ano, em meio à pandemia do coronavírus, muitas iniciativas e debates acontecerão em formato online permitindo, assim, que mais pessoas participem, independentemente da região onde vivem.

Além disso, o destaque da campanha fica para a busca pelo diagnóstico e tratamento da doença, reforçando que a camisinha é a forma mais fácil e simples de se prevenir contra o HIV.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, atualmente, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil: 89% delas foram diagnosticadas, 77% fazem tratamento com antirretroviral e 94% das pessoas em tratamento não transmitem o HIV por via sexual, por terem atingido carga viral indetectável.

“Assim como no Outubro Rosa e no Novembro Azul, o Sinpolsan apoia mais essa causa e entende a importância de conscientizar as pessoas sobre as DSTs. Reforço que as nossas mobilizações vão além de direitos trabalhistas, nossa busca é pela qualidade de vida da categoria e seus familiares”, afirmou o presidente do Sinpolsan, Marcio Pino.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo