Prevenção ao suicídio marca encontro no Sinpolsan
A prevenção ao suicídio e o combate aos problemas da saúde mental foram os temas principais de um encontro realizado, nesta terça-feira, na sede do Sinpolsan, em Santos.
Durante o café da manhã, organizado pelo presidente Marcio Pino, importantes nomes da região falaram sobre a palestra na Câmara Municipal, no próximo dia 27.
Na ocasião, o psiquiatra Miguel Ximenes, vai alertar os participantes sobre a importância de estarem atentos a mudança de comportamento de amigos e familiares. O objetivo é que se possa evitar, assim, que cheguem ao extremo de tirar a própria vida.
O médico pretende apresentar dicas e, ainda, falar sobre posvenção, nome que se dá aos cuidados psicológicos daqueles que sofreram algum trauma.
Questões relacionadas a segurança pública e a previdência social também fizeram parte do bate papo descontraído. A reunião contou com a presença do presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Santos (Iprev), Rui de Rosis Junior, do Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Santos, Luis Antônio da Silva, do representante do Sindicato dos Servidores, José Ferreira e do amigo sindicalista, Josias Pereira, que atua como assessor de gabinete de Rui.
“Encontros como esse são sempre muito proveitosos e nos permitem ampliar o horizonte das discussões, que envolvem os policiais civis e toda a classe trabalhadora. Como estamos no setembro amarelo, mês de abordagem do suicídio, aproveitamos para destacar o assunto, que tanto aflige e tira a vida dos profissionais de segurança”, afirmou Pino.
“Não é à toa que, mais uma vez, estamos organizando uma palestra para informar e, até mesmo, salvar vidas”, complementou.
O presidente, ainda, entende a necessidade de unir esforços em busca de soluções para problemas recorrentes. “Juntos, somos sempre mais fortes”, finaliza.