O combate, a diminuição e o enfrentamento ao racismo passa pela escola e, sobretudo, pela conscientização. Não é à toa que o tema tem sido cada vez mais difundido e discutido, de forma a disseminar o máximo de informações para evitar que a discriminação continue sendo uma constante na sociedade. O Sinpolsan apoia campanhas voltadas a essa questão e entende a importância de abordá-las sempre que possível, pois conforme destaca a filósofa e escritora Djamila Ribeiro, em relação ao comportamento do brasileiro sobre o racismo: todo mundo sabe que existe, mas ninguém acha que é racista.
“Não basta só reconhecer o privilégio, precisa ter ação antirracista de fato. Ir a manifestações é uma delas, apoiar projetos importantes que visem à melhoria de vida das populações negras é importante, ler intelectuais negros, colocar na bibliografia. Quem a gente convida pra entrevistar? Quem são as pessoas que a gente visibiliza?”, questionou Djamila.
Diante desse cenário, o Sindicato traz à tona a iniciativa Escola Preta 2021. O objetivo é a valorização da Cultura da Comunidade Negra no território de Santos O foco maior é descobrir, dialogar, catalogar, formular e difundir o mapa de propostas para a promoção da igualdade racial e mitigação do racismo no município.
“É inadmissível que em 2021 ainda vejamos tantos ataques racistas, além daquele que fica camuflado no dia a dia, seja nas rodas de conversa ou no ambiente de trabalho. É fundamental que o assunto seja tratado abertamente, alertando e conscientizando”, destacou o presidente do Sinpolsan, Renato Martins.
Mais informações sobre o projeto Escola Preta 2021 podem ser obtidas no https://forms.gle/KfnQgnKfMNyUWG5J9.