fbpx
SINDICALSOCIAL

Junho Vermelho incentiva a doação de sangue

Se o baixo estoque de sangue nos bancos dos hospitais já era uma realidade antes da pandemia, com o surgimento e a proliferação do coronavírus, o cenário ficou ainda mais preocupante. Isso porque, conforme norma técnica do Ministério da Saúde, o candidato à doação, infectado pelo vírus, estará apto apenas 30 dias após a completa recuperação.

Além disso, aqueles que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas infectadas, poderão realizar a doação somente 14 dias após o último contato. Diante desse cenário, o Sinpolsan gostaria de chamar a atenção para o Junho Vermelho, campanha incentivo ao espírito de solidariedade quanto à doação de sangue, conscientizando a população de que é um ato de amor ao próximo capaz de salvar vidas.

A escolha desse mês está relacionada à comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue, no próximo dia 14. Além disso, junho é considerado o período de maior escassez nos estoques por registrar uma diminuição no número de doadores, devido a proximidade das férias escolares e o aumento da incidência de infecção respiratórias, propiciado pela queda de temperaturas. E essa redução já começou a ser vista em maio.

A Fundação Pró-Sangue, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, informou, recentemente, que precisava urgentemente de doadores. A instituição está operando com apenas 34% da quantidade de estoque necessária para abastecer mais de 100 centros de saúde da rede pública.

De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal seria que cerca de 3 a 5% da população fossem doadores de sangue, para garantir os estoques necessários. No entanto, a média é menor que 2%. As estatísticas tornam a escassez de doadores uma questão de saúde pública, pois o sangue coletado é imprescindível em determinadas situações de urgência e emergência e em problemas de saúde como, por exemplo, doença falciforme, hemofilias, entre outras.

“A falta de informação, sem dúvida, deve ser um dos motivos da falta de doadores que atendam a demanda dos bancos de sangue. É fundamental que as pessoas se conscientizem da importância desse ato. Nós do Sinpolsan estamos atentos a mais essa campanha e buscamos alertar os policiais sobre essa prática”, destacou o presidente do Sinpolsan, Renato Martins.

A regras e requisitos para doação, são:

💉 Idade: entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado antes dessa idade, menores de 18 precisam estar acompanhados de responsáveis ou com formulário de autorização);

💉 Peso: mínimo de 50 kg

💉 Repouso: ter dormido no mínimo 6 horas nas últimas 24h;

💉 Alimentação: evitar jejum e alimentos gordurosos nas últimas horas e em casos de ter tido refeições fartas no almoço ou jantar, doar após 3 horas;

💉 Documentos: apresentar documento de identidade original com foto atual, emitido por órgão oficial (RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Previdência Social);

💉 Bebidas: não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

💉 Fumo: não ter fumado tabaco por no mínimo 2 horas antes da doação;

💉 Exercícios: não ter praticado exercícios físicos exagerados nas últimas 24 horas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo