Na luta antirracista, todos os dias são de consciência negra e é necessário celebrar a memória das lutas e dos resistentes.
A data, que coincide com a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil, lembra a importância das discussões e ações para combater o racismo, a desigualdade social no país, buscando formas de enfrentar a discriminação e a intolerância que persistem, revelando a importância da luta do povo negro e da cultura afro-brasileira.
É muito importante a construção de uma consciência social e reflexão acerca da importância do povo e da cultura africana no Brasil, sempre analisando e exaltando o impacto que os negros tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira, desde a música, literatura, artes, gastronomia e até na área religiosa e política. Imperioso registrar algumas das várias personalidades de grandiosa importância na construção da riqueza nacional.
O Sinpolsan considera que a luta é necessária para que a maioria da população Brasileira, que é negra, deixe de continuar ocupando os piores indicadores de renda, moradia, escolaridade e serviços do país e com o maior índice de taxa de homicídios, retratando uma inaceitável desigualdade que deveria envergonhar a sociedade brasileira. Lutar contra o Racismo é fazer justiça!