Sinpolsan constata situação precária de delegacia e viaturas em Eldorado Paulista
O Sinpolsan segue alerta diante do sucateamento da Polícia Civil no estado de São Paulo. Cansado de esperar por mudanças, o presidente do Sindicato, Marcio Pino, tem se mostrado incisivo e constantemente mobilizado em busca de melhores condições para a categoria e, consequentemente, para a sociedade.
Para mostrar a realidade da Baixada Santista e Vale do Ribeira, o representante dos profissionais na região está, mais uma vez, visitando municípios que necessitam de providências imediatas.
Nesta terça-feira, Pino esteve em Eldorado Paulista, cidade de quase 15 mil habitantes e uma delegacia em estado crítico. Policiais cumprindo jornada de até 70 horas semanais, viaturas precárias e, claro, a categoria em risco. Não apenas físico mas, sobretudo, psicológico.
“Constatamos a falta de efetivo prejudicando a jornada de trabalho, que excede absurdamente as 44 horas máximas previstas na Constituição. Isso sem contar o perigo de trafegarem em rodovias federais, como a BR116, transportando presos com veículos em péssimo estado”, destacou o presidente do Sinpolsan, que não demonstra surpresa mas, como sempre, indignação.
Após coletar as informações, o próximo passo será comunicar os órgãos competentes, inclusive, o judiciário, para que medidas emergenciais sejam tomadas. “O estado faz vista grossa e joga sua inoperância e incompetência nas costas dos policiais, que pagam a conta com seu sacrifício diário. Não é à toa que estão adoecendo”.
Pino também foi recebido pelo prefeito de Eldorado, Durval Adélio de Morais, e pelo vice-prefeito, Dinoel Pedroso Rocha. “Pedimos que cobrem os órgãos estaduais e a Secretaria de Segurança Pública para que solucionem o problema, afinal muito policiais são munícipes”.