fbpx
SINDICALSOCIAL

Sinpolsan apoia Campanha Outubro Rosa

O laço rosa ganhará tons mais escuros este ano, em Santos, durante o mês de Outubro, quando acontece a campanha de conscientização sobre o câncer de mama. Com a perda, há cerca de cinco meses, da presidente do Instituto Neo Mama, Gilze Maria da Costa Francisco, a tradicional ação, que busca prevenir a doença, não será mais a mesma. Por outro lado, todos os engajados nessa luta terão uma missão mais especial: seguir com o legado deixado pela enfermeira, que durante anos deu assistência à pacientes da região.

Foi Gilze a responsável, em 2007, por introduzir, no Brasil, o movimento popular mundial de alerta sobre o câncer de mama, denominado Outubro Rosa. Na ocasião, a Fortaleza da Barra, em Santos, foi o primeiro monumento a ser oficialmente iluminado em rosa. A ação se espalhou para outras localidades e, atualmente, é celebrado em todo o Brasil.

A enfermeira se definia como uma auto defensora da causa. Em 1999, aos 38 anos, ela foi diagnosticada com a doença, foi mastectomizada e teve muitos efeitos colaterais do tratamento. Durante o processo, ela desenvolveu um trabalho virtual unindo as experiências como paciente e enfermeira. Foi o ponto de partida para uma trajetória repleta de solidariedade e atuação efetiva contra a doença.

Campanha

O objetivo do Outubro Rosa é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. Quanto mais cedo for encontrado o tumor, menor a possibilidade de envio de células metastáticas para outros órgãos, espalhando o câncer pelo corpo.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, representando aproximadamente 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.

Apesar do número elevado, especialistas garantem que em torno de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como a prática da atividade física, manutenção do peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar o máximo de tempo possível, não fumar e evitar o tabagismo passivo.

O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo ou massa. Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos. Por esse motivo, é importante que qualquer nova massa, nódulo ou alteração na mama seja examinada por um médico.

As recomendações são para que todas as mulheres, independentemente da idade, reconheçam seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Para auxiliar no diagnóstico, observe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar eventuais alterações suspeitas.

O tratamento dependerá de qual for o estado do tumor diagnosticado, podendo ser local ou sistêmico. “Apoiamos essa campanha e sempre alertamos as mulheres da categoria sobre a importância de estarem atentas e realizarem os exames de rotina. A saúde dos trabalhadores faz parte das prioridades do nosso Sindicato. Ter qualidade de vida é o primeiro passo para a garantia de conquistas em outros âmbitos”, destacou o presidente do Sinpolsan, Renato Martins.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo