fbpx
BRASIL

Sinpolsan alerta sobre a importância de realizar exames

No mês do Outubro Rosa, o Sinpolsan faz um alerta, que vai além da busca por melhores condições de trabalho: o Sindicato chama a atenção para a preservação da vida, sobretudo, das mulheres. Após orientar os profissionais de segurança sobre as questões que envolvem a saúde mental, chegou a hora de mostrar ao público feminino a importância da prevenção para evitar o aumento no número de mortes por câncer de mama.

Nesse cenário, o autoexame continua sendo uma estratégia fundamental para a descoberta da doença. No entanto, a realização periódica de exames específicos, como a mamografia, é, sem dúvida, o melhor remédio. Especialistas garantem “não basta apalpar, é preciso acompanhar e se aprofundar”, já que muitas pequenas alterações são detectadas apenas por meio de estudo do tecido mamário feito por imagem a cada seis meses ou um ano.

Conforme divulgado no site do Inca, o câncer de mama não tem apenas uma causa. E, ao contrário do que a maioria pensa, o histórico familiar não é o principal fator de risco. A herança genética é apenas um dos elementos. No topo da lista está a idade. De acordo com o Instituto, cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos, sendo a menopausa tardia, depois dos 55 anos, outro fator a ser levado em consideração. A incidência também conta com fatores ambientais e comportamentais (consumo de bebida alcoólica, obesidade, sedentarismo), e questões hormonais (não ter filhos, primeira gravidez com mais de 30 anos e menarca antes dos 12 anos).

“Quando falamos em saúde, a informação e a conscientização são essenciais para diminuir a incidência de casos. O nosso Sindicato está sempre atento a campanhas e formas de orientar os trabalhadores. Temos muitas mulheres na nossa categoria e mesmo tendo como missão a defesa de direitos dos profissionais de segurança da nossa região, sabemos que cuidar do corpo e da mente vêm sempre em primeiro lugar, pois só assim estaremos plenamente preparados para executar a nossa função de proteger a sociedade”, afirmou o presidente do Sinpolsan, Marcio Pino.

Vale lembrar que o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. Muitos desconhecem, mas a enfermidade também acomete homens, apesar de ser raro, representando somente 1% do total de registros. “Assim como o Sinpolsan, acredito que todos podem fazer a sua parte, alertando uma pessoa que está ao seu lado e tem medo de realizar os exames, por exemplo. Juntos fica sempre mais fácil vencer o mal”, finalizou Pino.

clube-vantagens-preto

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo