Lutas garantem estrutura sólida do Sindicato
Defesa dos direitos, preservação da saúde, garantia de valorização e busca pela dignidade. Para cumprir com a sua missão, um sindicato precisa abraçar todas as causas dos trabalhadores. Não basta ir às ruas lutar por questões trabalhistas, é necessário acolher, orientar e fazer com que o trabalhador saiba com quem podem contar nos momentos de dificuldades. Desde a sua criação, há 31 anos, o Sinpolsan atua como parceiro dos Policiais Civis e seus familiares, oferecendo os instrumentos necessários para que a categoria tenha uma base sólida e um acompanhamento efetivo.
Ao longo das últimas três décadas, a entidade apostou em novas estratégias chegando em 2021 solidificada e pronta para seguir em frente com as suas batalhas. Foi, inclusive, na gestão do ex-presidente, Marcio Pino, que a “casa” foi realmente colocada em ordem, com o evidente fortalecimento do Departamento Jurídico. Atualmente, o então presidente, Renato Martins, pode dar continuidade às mobilizações, que tem como foco impedir o sucateamento do sistema. A solução dos problemas financeiros do Sinpolsan, que culminou com a compra de uma nova sede social, é um exemplo claro do legado deixado por Pino, que atualmente está à frente da Feipol Sudeste.
Além disso, ele foi responsável por conquistas fundamentais e deu encaminhamento a outras lutas, que, agora, estão sendo continuadas por Martins. Ao mesmo tempo em que o Sindicato está atento às ações do governo, lutando para acabar com o descaso que tanto aflige aos profissionais de segurança, ele também se dedica a ações sociais e ao apoio jurídico voltado a causas coletivos e particulares. O objetivo é minimizar o desgaste sofrido pelos policiais, que diariamente são submetidos ao estresse inerente a profissão aliado aos obstáculos impostos por uma administração, cuja prioridade está longe de ser a segurança da população.
“A comemoração dos 31 anos do Sindicato trouxe à tona lembranças de todo o caminho traçado para chegarmos até aqui. Não foi fácil, mas sabemos que cada vez mais estamos no caminho certo. O mês está acabando e seguimos rumo aos 32 anos com novas batalhas e ainda mais fortes para enfrentar o que está por vir”, destacou Martins. “Temos uma missão e muitas metas para cumprir. Tenho certeza de que ainda teremos muitos motivos para nos orgulharmos do trabalho que foi feito. Que a categoria se mantenha unida para que juntos possamos alcançar a vitória”, completou Pino.