fbpx
SINDICALSOCIAL

Março Lilás previne contra câncer de colo de útero

O público feminino tem um espaço de destaque no mês de março. Além do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8, há ainda uma campanha voltada a prevenção do câncer de colo de útero, uma evolução da infecção por HPV. Apenas no ano passado, foram mais de 15 mil casos, sendo a doença a terceira mais frequente entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer colorretal e de mama, conforme dados do INCA.

A principal forma de identificação da enfermidade é o exame papanicolau. Em casos inconclusivos pode ser necessária a realização de biópsia, colposcopia e exame pélvico. Por estar diretamente ligada à possibilidade de infecção pelo Papilomavírus Humano, popularmente conhecido como HPV, proteger-se deve ser um dos principais métodos de precaução.
 
O preservativo é visto como um preventivo parcial, sendo a vacinação considerada fundamental. O Ministério da Saúde assegura, por meio de calendário oficial, a imunização de meninas entre 9 e 14 anos. Vale lembrar que esse câncer se desenvolve de maneira lenta e por esse motivo a preocupação deve ser redobrada e os cuidados prévios adotados.
 
Sobre os sintomas, estes geralmente não são aparentes em estágio inicial, por isso o cuidado recomendado anteriormente. Em estágio avançado a doença pode se apresentar por meio de dores abdominais intensas, secreção vaginal desregulada, sangramento vaginal intenso e seguido (este pode se manifestar após relação sexual).

“Temos muitas mulheres na nossa categoria e entendemos a importância de de alertá-las sobre a doença. A saúde dos policiais é prioridade no planejamento de ações do Sindicato, por isso estamos sempre atentos às campanhas do Ministério da Saúde”, destacou o presidente do Sinpolsan, Renato Martins, dando continuidade ao trabalho realizado na gestão de Marcio Pino, atual presidente da Feipol Sudeste.
 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo