No ano em que o mundo foi obrigado a se render a novos hábitos de higiene e saúde com o surgimento do coronavírus, as campanhas voltadas a prevenção de diferentes doenças também passaram a ganhar uma atenção especial. Neste mês, o Outubro Rosa traz o tema “Quanto antes melhor” para alertar o público feminino sobre a importância de se prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama. O Sinpolsan apoia essa causa e também busca conscientizar a categoria.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mais de 66 mil novos casos vão surgir só em 2020. Entre os fatores que podem desencadear a enfermidade estão a obesidade, o estresse e o sedentarismo. Não é à toa que especialistas indicam um estilo de vida saudável com consultas regulares ao ginecologista e a realização de mamografias anualmente, a partir dos 40 anos, para minimizar os riscos de aparecimento ou agravamento do câncer.
Além disso, vale destacar que a campanha deste ano também visa reforçar medidas que melhoram a vida das mulheres já portadoras da doença. Isso sem contar a possibilidade de discussão da saúde feminina como um todo.
“Estamos atentos a tudo que possa atingir os nossos trabalhadores e nesse contexto o cuidado com a saúde é fundamental. Não estamos aqui apenas para defender direitos mas, também, para garantir a qualidade de vida dos profissionais de segurança”, afirmou o presidente do Sinpolsan, Marcio Pino.