Uma homenagem para quem faz a diferença
Eles estão nas escolas, nos hospitais, nos bancos e nas delegacias. São os principais responsáveis por serviços básicos, no entanto seguem sendo desqualificados perante a sociedade. Neste dia 28, data em que se comemora a existência dessa categoria, infelizmente ainda há discordâncias sobre a importância desse grupo. Poucos entendem que o bem-estar da população está intimamente ligado a qualidade do trabalho dos servidores.
Ineficiência e lentidão ainda são palavras comumente usadas para se referir a esses companheiros que, muitas vezes, são vítimas do descaso do governo ficando à mercê de baixos salários e da desvalorização, como os policiais civis.
Isso sem contar a ala que aponta o serviço público como “uma fábrica de marajás” e o grande responsável pelo problema da Previdência no Brasil. Seria cômico se não fosse trágico, afinal sabemos que é apenas mais uma manobra para mudar a legislação colocando a culpa em quem sofre com os prejuízos de uma má gestão.
Diante desse cenário, parabenizamos aqueles que, apesar das dificuldades, levantam todos as manhãs certos de que são essenciais e prontos para cumprir o seu papel com competência. Porém, mais do que homenagear, queremos acreditar que a realidade irá mudar e nossos direitos vamos alcançar. Como diz Michel de Montaigne, “a mais honrosa das ocupações é servir o público e ser útil ao maior número de pessoas”.