fbpx
CARREIRASVIDA DE POLICIAL

Conheça um pouco a carreira de Investigador da Polícia Civil

Investigador da Polícia Civil

Há quem diga que eles são os Sherlock Holmes da Polícia Civil, já outros os veem como verdadeiros RAMBO, mas a realidade é, certamente, mais complexa na vida real, do que nos filmes. Em determinados momentos, para não se dizer a grande maioria das vezes, os Investigadores de Polícia, denominados como Detetives, Inspetores e até mesmo Agentes, dependendo da Instituição e Estado, devem passar desapercebidos, se valendo de viaturas descaracterizadas e utilizando arma e outros apetrechos ocultos nas suas vestes.

Já em outros, necessitam estar devidamente identificados e utilizando EPIs tais como colete balístico, coturnos e demais equipamentos táticos, além de armas mais apropriadas para um possível confronto, sempre esperado nas Operações mais complexas. Autocontrole, ética e comprometimento são as principais características exigidas dos investigadores, que atuam na área de Segurança Pública do País.

Atribuições

Na persecução penal eles são os responsáveis por apurar a autoria e proporcionar condições para que a Autoridade Policial forme sua convicção acerca do fato investigado. Entre as suas atribuições estão: a realização de inspeções, levantamentos, infiltrações, mapeamentos e operações policiais, devidamente presididas ou determinadas pela Autoridade Policial. O Investigador de Polícia jamais poderá atuar de forma isolada e ao seu bel prazer, sendo ofertado o devido Relatório de Investigações sobre tudo o que foi apurado.

Apesar de não ser a sua atribuição eles também, devido a falta de efetivo, escoltam presos, atendem ao público interno e externo, conduzem viaturas policiais, entre outras atividades causando uma falsa sensação de agilidade, que na realidade acaba por aleijar sua atividade fim, dissimulando a frequente falta de efetivo e o grande prejuízo gerado por este verdadeiro equívoco é suportado pela população.

Ingresso à carreira

O trabalho do investigador é considerado bastante minucioso e exige uma grande responsabilidade do profissional. Durante a condução de uma ocorrência, ele passa a ser um garimpeiro de provas para a investigação policial, não tendo horário para entrar ou sair, pois quando os indícios são obtidos eles devem ser exauridos pouco importando o horário do dia ou da noite.

Para se tornar um Investigador, é exigido, curso Superior Completo. Nesse caso, são aceitos diplomas de qualquer área do conhecimento. Em que pese o curso de Bacharelado específico em algumas áreas como informática, contabilidade, educação física, psicologia, física… iriam gerar uma evolução significativa na Carreira. O próximo passo é o concurso público. A carreira é uma das mais desejadas pelos concurseiros que visam a área de segurança e não veem a rotina como um estilo de vida.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo