fbpx
CARREIRAS

Entenda o que é um “Agente de Telecomunicações”

Agente de Telecomunicações

Eles atuam nos bastidores, mas são considerados de extrema importância para a segurança pública do País. Inserido entre as 14 carreiras da Polícia Civil, o Agente de Telecomunicações é um profissional designado a dar apoio à atividade policial. E o seu treinamento é na Academia de Polícia do Estado de São Paulo “Dr. Coriolano Nogueira Cobra”, conhecida como ACADEPOL.

A sua principal função é na operação de rádio, no Centro de Operações da Polícia Civil. Ao contrário do que muitos pensam, essa categoria tem autorização para andar armada e é agente da autoridade policial.

Atribuições

As atribuições do cargo incluem tarefas de transmissão ou recepção de informações de qualquer natureza por fio, rádio, eletricidade, meios óticos ou qualquer outro processo eletromagnético. Além disso, o Agente de Telecomunicações exerce papel fundamental no desenvolvimento da atividade relacionada com a informática e apoio policial, incluindo o projeto e a implantação de redes de comunicações e de dados.

E não para por aí. O profissional também efetua atividades relacionadas à comunicação e transmissão de mensagens em geral nas delegacias e departamentos, e coordena as ações policiais de terra comunicando com as viaturas em rua e no ar com o helicóptero conhecido como “Pelicano”.

Você gostou deste post? O Sinpolsan preparou uma série informativa sobre as carreiras da Polícia Civil. Conheça mais sobre estas profissões.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo