fbpx
SINDICALSOCIAL

Novembro Azul enfatiza prevenção e fim de tabus

Eles se consideram invencíveis e, em alguns casos, até mesmo “imunes” a qualquer doença. Não é à toa que muitos são “diagnosticados” com a Síndrome do Superman. Esse costuma ser o cenário quando o foco é a saúde do homem, já que grande parte ainda reluta em procurar ajuda médica e quando marca uma consulta pode ser tarde demais.

Diante disso, o mês de Novembro passou a ser utilizado para alertar o público masculino sobre a importância da prevenção de doenças, mais especificamente, do câncer de próstata, o mais comum no Brasil, ficando atrás apenas do de pele não-melanoma.

Intitulada Novembro Azul, a campanha iniciada neste domingo reforça os cuidados que os homens devem ter com a sua saúde o ano inteiro, destacando o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) ao ser identificada em sua fase inicial, a cura pode ocorrer em cerca de 90% dos casos. No entanto, de acordo com especialistas, o tabu é um dos principais motivos para o surgimento de novos casos a cada ano.

Campanha

Médicos afirmam que o Novembro Azul ajuda a romper barreiras e quebrar preconceitos sobre o exame de próstata, pois em pleno século XXI ainda há homens que não vão ao urologista para evitar serem tocados. Mal sabem eles que o procedimento é rápido, simples e fundamental para salvar muitas vidas. Além do toque, um exame de sangue PSA integra as medidas de precaução.

Ele mede os níveis do antígeno prostático específico, que é produzido pela próstata. A concentração elevada dessa proteína pode ser indicativo da doença. A partir dessas ações, se for detectada alterações na glândula, são realizados outros exames, que vão desde biópsia até tomografia computadorizada, ressonância magnética e outros.

“Ao longo do ano, acompanhamos várias campanhas voltadas a melhorar a qualidade de vida e a saúde como um todo. Estamos atentos e entendemos a necessidade de a categoria se cuidar para enfrentar as dificuldades inerentes à nossa profissão. Precisamos deixar de lado qualquer tabu, pois ter autocuidado é sinal de inteligência e longevidade. Cuidar da saúde do trabalhador faz parte da nossa luta”, afirmou o presidente do Sinpolsan, Marcio Pino.

Causas

A idade é um dos principais fatores de risco para o aparecimento do câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

Fatores genéticos e até mesmo hábitos alimentares e estilo de vida também estão entre as causas. Detectado o câncer de próstata, o tratamento vai desde cirurgia a radioterapia, tudo vai depender do estágio da doença, contraindicações do paciente e saúde atual.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo