fbpx
SINDICALSOCIAL

Ex-investigador e psicólogo lança livro sobre dependência química

A vida de um policial, ou de quem atua dentro de uma delegacia, é marcada por histórias jamais esquecidas. Algumas ficam apenas na memória. Outras, transformam-se em relatos, palestras ou livros, como aconteceu com o ex-investigador, advogado e psicólogo Antonio De Jesus Aires que, após 24 anos de experiência, acaba de lançar dois volumes do livro Drogas: curso básico e prático sobre dependência química. A publicação traz as experiências do especialista na Polícia Civil de Santos entre 1986 e 2012. O material começou a ser produzido em 1996, sendo atualizado ao longo dos últimos anos, até conseguir o apoio necessário para que o projeto saísse do papel. E esse momento, finalmente, chegou.

Destinado a pais, professores e todos aqueles capazes de serem agentes multiplicadores do tema, o livro traz casos reais vivenciados por Jesus, que deu início a sua trajetória no Palácio da Polícia, em Santos, onde foi fundado o primeiro setor destinado ao atendimento psicológico à dependentes químicos. “Eu trabalhava como investigador em Bertioga e não tinha experiência nessa área, então foi muito impactante. Muitas pessoas começaram a procurar o departamento, faziam fila para se consultar. Tanto que logo foi necessária a contratação de novos profissionais, médicos, biomédicos, delegados”, destacou Jesus, que soma em torno de 15 mil atendimentos.

Não demorou muito para que ele fosse convidado para dar cursos e proferir palestras em diferentes cidades da Baixada Santista. Também escreveu para jornais da região e participou de debates e entrevistas em emissoras de rádio e televisão. Foram anos dedicados a projetos educacionais e obras sociais. “O livro representa anos de experiência resumidos em um box rico de informações para um mal que assola a sociedade”, disse Jesus, com muitas memórias sobre essa época. “São muitas recordações, como a de um traficante do morro, que atendi por 8 anos e após a sua recuperação, passou a me ajudar nos grupos de apoio, era coordenador dos dependentes. Foi muito gratificante”.

Formado em Psicologia, Direito e com Pós em Psicologia do Trânsito e Ciência, Saúde e Espiritualidade, Jesus já planeja outro livro, dessa vez fazendo uma correlação entre dependência química e espiritismo. “Sou espírita, faço palestras e cursos na Casa Espírita voltados para essa temática e comecei a desenvolver esse segundo material”, mencionou o psicólogo. Para o presidente do Sinpolsan, Renato Martins, é muito satisfatório observar o caminho seguido por alguns colegas e trabalhadores ligados, de alguma forma, à segurança pública. “É um setor rico de informações e capaz de ajudar muitas pessoas. É um prazer apoiar esse tipo de iniciativa”.

Renato Martins, Antônio de Jesus Aires e Marcio Pino
Renato Martins, Antônio de Jesus Aires e Marcela Pino

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo