Chega de Gincana
Nunca foi novidade que o Sinpolsan não apoia, nunca apoiou e seguirá não apoiando as tais Operações desenvolvidas pelo Departamento, ou comumente denominadas GINCANAS. Elas são consideradas um sistema equivocado de pontuação e “premiação”, que não ataca nem fortalece o objetivo da polícia investigativa.
O Sinpolsan considera as Operações uma tática de produção estatística destinada a criar imagens de atuação sem resultados sérios e profundos, oferecendo uma falsa sensação de eficiência, sem resultados consistentes, desviando a Polícia Civil de suas funções primárias.
Um claro desperdício de energia, resultando num trabalho superficial, sempre voltado à apresentação de números, que nem sempre traduzem a realidade, demonstrando a ausência de uma política de segurança pública séria.
Em tempos de delegacias sucateadas, com déficit de funcionários, o mais sensato seriam operações semanais por circunscrições, unindo esforços de todas as Unidades sem promover disputas entre elas. O Combate ao crime deve ser sério, e não maquiado, muito menos ancorado em imagens de ações tendentes a produzir números que ao final não trazem a sensação de segurança objetivada pela sociedade.
O Sinpolsan tem a convicção de que planejamento sério, trabalho eficiente e inteligência são o melhor caminho para manutenção de Cargos. A Polícia Civil não precisa de pirotecnia. Mais do que estatísticas, precisa de seriedade e eficiência.