DPs sem delegado e não há déficit em nossa região?
A conta é simples e os números não mentem. No entanto, parece que além do governo, lamentavelmente, algumas pessoas insistem em fechar os olhos e não enxergar a realidade. Talvez seja desconhecimento, afinal é difícil acreditar que possam agir de má fé, maquiando estatísticas apenas por conveniência ou interesses escusos.
Em mais uma série de visitas às delegacias, ficou constatado: há um déficit real de funcionários em todas as unidades policiais da nossa região. E isso inclui a redução e, até mesmo, a ausência de delegados, conforme verificado in loco. Há quem tente refutar essas informações, mas é importante sempre lembrar que contra fatos não há argumentos.
Para os interessados em validar os dados coletados pelo Sinpolsan, basta simplesmente ir pessoalmente a qualquer delegacia da região. A realidade estará estampada bem a sua frente.
Um relatório desenvolvido pelo Sindicato retrata a situação dos distritos. Nesta terça-feira, o presidente da entidade, Marcio Pino, esteve no 3° DP de Praia Grande, onde constatou que, no período de dez anos, a quantidade de delegados passou de um para nenhum!
Já em Santos, o número caiu mais da metade. Uma prova disso é que em 2009 havia oito escrivães na DISE de Santos e hoje são somente dois, ou seja, um déficit de 75%.
“A maior prova de que falta funcionário é chegar em uma delegacia e não encontrar delegados lotados naquela unidade. Isso acontece em vários DPs e tentam de maneira ineficiente mascarar essa falta com o pagamento de “GAT” (Gratificação por Acúmulo de Titularidade), ou seja, uma gratificação oferecida aos delegados para acumularem o trabalho na tentativa de minimizar a carência de mais profissionais.
É interessante observar que mesmo recebendo tal gratificação, muitos queixam-se da jornada extenuante e sobrecarga de trabalho. Vale ressaltar que a falta de delegados nos Distritos também sobrecarrega os outros policiais. Eles, acabam tendo que suprir a falta de delegados, sem nenhuma recompensa, já que o “GAT” não contempla os demais cargos. Enfim, os números falam por si só e os gráficos comparativos entre 2009 e 2019 estão aí para quem quiser ver”
, destacou Pino.
Verifique abaixo o quadro de funcionários nos Dps da sua cidade.