fbpx
SINDICAL

Data conscientiza sobre Esclerose Múltipla

Silenciosa, pouco comentada e ainda sem causa definida, mas capaz de causar muitos danos à saúde. No Dia Nacional de Conscentização da Esclerose Múltipla, o objetivo é, justamente, dar maior visibilidade à doença, além de informar e alertar para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.

A Esclerose Múltipla é a doença neurológica, que mais afeta jovens adultos no mundo, sendo 30 anos a média de idade em que as pessoas são diagnosticadas. No Brasil, a estimativa é de que em torno de 35 mil pessoas convivam com a enfermidade.

Os sintomas mais comuns são perda visual (neurite óptica), diminuição ou perda de movimentos dos membros (paresia), sensação de dormência ou formigamento (parestesia), disfunções da coordenação e do equilíbrio, inflamação da medula espinhal (mielite), e alterações cognitivas e comportamentais.

O diagnóstico pode ser feito a partir da investigação do histórico do paciente e de exames físicos. A confirmação é realizada por meio de exames de ressonância magnética do crânio e da coluna, com foco no encéfalo (parte do sistema nervoso localizada no interior do crânio) e na medula, além de exames laboratoriais que permitem descartar outras doenças que apresentam sintomas semelhantes.

“Essas datas e campanhas são de extrema importância, já que nos falta muitas informações sobre determinadas doenças. É fundamental estarmos atentos, pois a qualquer sinal diferente do nosso corpo podemos entender melhor o que pode estar acontecendo. Sempre incentivamos também que a categoria cuide da saúde”, afirmou o presidente do Sinpolsan, Renato Martins.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo