Um encontro que significava muito mais do que apenas uma partida de futebol. Com o apoio do ex-jogador Maurício Copertino, o Sinpolsan atingiu a segunda parte do objetivo traçado com o jogo de confraternização de final de ano: depois da arrecadação de brinquedos, a entrega em uma comunidade carente. Muitas bonecas, carrinhos, jogos e pelúcias foram doados e fizeram a alegria de inúmeras crianças neste Natal.
“Essa entrega aproxima a comunidade dos policiais. Uma comunidade carente onde o Estado muitas vezes não faz sua parte, que está a mercê de bandidos e com crianças sem sonhos”, afirmou o presidente do Sinpolsan, Marcio Pino.
“É uma simples atitude, mas importante para mostrar que os policiais também fazem parte da sociedade e que são iguais aos demais cidadãos. Ajuda a tirar o rótulo de que a categoria é arrogante e truculenta”, complementou.
Entrega dos presentes
Sinpolsan e Maurício Copertino fizeram a entrega dos presentes nesta véspera de Natal. Ao lado dos familiares, o ex-jogador liderou a entrega dos presentes, que aconteceu na Comunidade Catarina de Moraes, em São Vicente.
“Podemos dizer que o primeiro objetivo foi alcançado. Além da diversão, a nossa categoria e os amigos do Maurício (Copertino) entenderam o espírito desse encontro. Certamente, muitas crianças terão um final de ano mais feliz”, comemorou Marcela Pino, representante do Sinpolsan.
“Não tem preço ver o sorriso destas crianças. É uma satisfação enorme ajudar o próximo e, importante ressaltar que ninguém consegue fazer nada sozinho. Além da minha eterna gratidão aos amigos que levaram brinquedos no nosso jogo, preciso destacar a parceria do amigo Balu. Ele ao nosso lado, por conhecer bem a comunidade e o projeto social desenvolvido aqui, foi fundamental”, afirmou Copertino.
Balu foi lateral direito, destaque no Cruzeiro na década de 1980 e chegou a ser convocado pelo então técnico Falcão para defender a seleção brasileira em amistoso contra a Romênia, em 1991. Morador de São Vicente e amigo de Copertino, o ex-jogador encabeça um trabalho social com as crianças da comunidade.
Sinpolsan x Amigos do Copertino
A partida de confraternização, organizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Santos e Região e por Maurício Copertino, reuniu ex-jogadores que fizeram história no Santos Futebol Clube como: Toninho Carlos, Narciso, Fabiano, Carlinhos e Axel. Rodrigo Beckham, que teve seu início de carreira na Portuguesa Santista e passou por grande clubes do futebol brasileiro, também marcou presença no jogo festivo.
“Estão aqui a turma que jogou comigo e também tem muitos amigos da minha adolescência. Então estou muito feliz em reunir num evento só todo esse pessoal”, destacou Copertino.
“É aquela coisa. Vivemos futebol o ano todo, sempre na pressão. Já aqui é aquela coisa de garoto. Muita alegria e brincadeiras. Conheço o Maurício (Copertino) desde garoto, é um prazer participar desse evento e encontrar outros amigos”, disse Axel.
“É sempre um prazer ser convidado e poder ajudar é importante. Eu sei o quanto é isso. Eu sempre convido e as pessoas participam. Como estava na cidade e recebi o convite não pensei duas vezes. Feliz em poder estar aqui e dar minha contribuição dentro e fora de campo”, ressaltou Narciso.
Apoios
A quinta edição do evento foi marcada por presenças como a do associado e vice-presidente do Santos, Orlando Rollo, do Presidente da Câmara Municipal de Santos, Rui de Rosis e do Comandante da Guarda Civil de Santos, Ronaldo Pereira.
O Sinpolsan comemora o sucesso do futebol realizado no Brasil Futebol Clube e do apoio recebido para que tudo saísse como planejado. “Já falei para ela, mas é sempre importante reforçar. A colaboração da Ivana Garcez, representante comercial da Unimed Santos, foi fundamental para que o evento acontecesse”, destacou representantes dos Policiais Civis de Santos e Região.
Um dia de muita descontração dentro das quatro linhas e que ficou marcado pela solidariedade. “Futebol tem essa peculiaridade. Além de unir os policiais, conseguimos a ajuda de todos para que o Papai Noel possa levar muitos presentes e, mais importante, fazer o Natal de muitas crianças mais feliz”, afirmou Pino.
Após o futebol, a confraternização continuou fora de campo com muito churrasco e música ao vivo. Ao final do evento, presentes foram sorteados pelos anfitriões fazendo também a alegria dos convidados.